Alfabetização
Projeto de Leitura (PLIC)
Pensamento Computacional (PeC)
Educação Financeira
Programas Bilíngues
Middle School
Liga Escolar Esportiva
Emocionar
36 disciplinas eletivas
Debate Diplomático Interno (DDI)
Modelo Interno do CSA (MICSA)
Vestibulares e Provocar
As habilidades socioemocionais são necessárias para o controle pessoal e consciente das próprias emoções. Elas são primordiais no estímulo do modo como uma pessoa pensa, sente, decide e age em determinada situação.
Desenvolver habilidades socioemocionais é questão de aprendizado, pois influencia diretamente diversos fatores, como a saúde mental, convívio social, trabalho em equipe e soluções de problemas.
Aqui no Colégio Santo Agostinho, oferecemos o Programa de Habilidades Socioemocionais unindo as competências gerais da BNCC com a nossa identidade agostiniana, norteadora do programa.
A Orientação educacional está próxima aos alunos através da rotina escolar, mediando e orientando o processo de formação integral dos mesmos.
Contribui com o desenvolvimento pessoal de cada um, agregando valores, atitudes e habilidades de boa convivência.
Orienta as famílias sendo agentes de comunicação entre escola e comunidade educativa, reforçando a parceria entre ambos.
O Programa de Formação Familiar tem por objetivo fomentar e qualificar a participação da família na vida escolar e social do estudante, com foco na boa relação entre pais e filhos. Colaboramos com as famílias na tarefa de educar bem, mentes e corações.
Temas atuais como o uso da tecnologia, o gerenciamento das finanças, autonomia, neurociência e educação, alimentação fazem parte da programação de palestras ministradas aos pais e responsáveis.
O programa de formação para alunos tem por objetivo ajudar a formar mente e coração. Acreditamos que a nossa escola tem um papel muito importante quando o assunto é a formação humana pautada nos nossos valores cristãos.
Nosso propósito é tornar nossos educandos pessoas conscientes e sabedoras do que acontece na sociedade ao seu redor e poder ter um olhar crítico e reflexivo diante das situações.
Temas como atuais como bullying, cyberbullying, esportes, bem estar e alimentação fazem parte da programação de palestras ministradas aos alunos.
Lançado em 2023, a série "1 minuto com o SOE" é uma iniciativa do Serviço de Orientação Educacional que tem como objetivo abordar temas importantes para a comunidade escolar de forma rápida e objetiva. Fiquem atentos ao Instagram do Colégio para acompanhar os episódios ou acesse via Spotfy!
SPOTIFYNosso currículo bilíngue (português-inglês) se estrutura em
dois eixos: língua inglesa e uma disciplina da base comum curricular. No ensino
fundamental (anos iniciais): ciências da natureza (em inglês) e linguagens (uso
da língua inglesa). No ensino fundamental (anos finais) a disciplina da base
comum contemplada é geografia. Desse modo, os nossos alunos têm os conteúdos de
geografia, parametrizados pela BNCC, trabalhados na língua inglesa, além de
linguagens (língua inglesa). Dentro desse escopo curricular, nossos alunos
contam com cinco aulas semanais, em inglês. Ademais, nosso currículo bilíngue
possibilita o acesso a uma plataforma digital com diversos conteúdos e materiais
didáticos elaborados pela National Geographic, em parceria com o BE (Bilingual
Education). As aulas de língua inglesa contemplam uma visão de língua como
instrumento de comunicação. O nosso objetivo principal é instrumentalizar o
nosso aprendiz para utilizar a língua inglesa de forma confortável, em
situações formais e de uso quotidiano, fomentando o pensamento crítico e
habilitando os nossos alunos para a aquisição de habilidades acadêmicas.
No CSA, o Middle School é oferecido a partir do 7º ano, contemplando, atualmente, o 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. O currículo foi desenvolvido em parceria com a BYU (Brigham Young University, Provo – Utah) e a HSE (consultoria especializada em currículos internacionais). O programa objetiva levar os nossos alunos a discutir questões globais, como: escassez de alimentos, poluição etc, propondo soluções locais para impactar tais questões. As aulas são ministradas em inglês e o trabalho é, basicamente, desenvolvido por projetos. O corolário gramatical é estudado de forma contextualizada para que o aluno possa se comunicar melhor na língua inglesa. O objetivo principal do programa é desenvolver as habilidades de resolução de problemas e a consciência crítica do aluno, fazendo uso da língua inglesa como veículo de comunicação para se atingir esses objetivos.
Nosso programa de High School, com duração de três anos, desenvolvido em parceria com a BYU (Brigham Young University, Provo-Utah) objetiva habilitar o nosso aluno a desenvolver habilidades e competências contempladas no Ensino Médio, nos Estados Unidos. Para tal, o aluno estuda, no contraturno, disciplinas e conteúdos não trabalhados no currículo brasileiro, como: literaturas de língua inglesa, história dos Estados Unidos, economia, oratória, organização do Governo Americano. Após a conclusão dos programas brasileiro e internacional, o aluno recebe um diploma de Ensino Médio dual; vale dizer: um Diploma do Colégio Santo Agostinho e outro do High School da Brigham Young University. Tal diplomação, além de propiciar uma riqueza de repertório sociocultural para o aluno e um patamar de proficiência linguística extremamente elevado, também lhe confere mobilidade acadêmica, representando um elemento facilitador de acesso a universidades no exterior.
Uma escola que une tradição e inovação, como o Colégio Santo Agostinho, objetiva incrementar possibilidades de internacionalização em sua plataforma curricular. Além de oferecermos um diploma dual de High School, nossos alunos de Ensino Médio também podem cursar disciplinas eletivas oferecidas pela BYU (Bigham Young University). O aluno poderá escolher entre Business Law ou Financial Literacy, no contraturno. Ao final do curso (1 ano de duração), mediante a aprovação, o aluno receberá um certificado da BYU, equivalente a um crédito de High School.
Assim como os exames de proficiência da Universidade de Cambridge estão para a língua inglesa, o DELE está para a língua espanhola. No Colégio Santo Agostinho, o aluno poderá atingir, em língua espanhola, um nível de proficiência intermediário (B1), o que representa um diferencial para os nossos alunos, uma vez que estarão aptos apenas para uso da língua inglesa, mas também para a língua espanhola a partir de parâmetros internacionais.
A partir de 2023, o Colégio Santo Agostinho também faz parte das poucas escolas brasileiras que possuem o Sello de Excelencia, chancelado pela Universidade de Salamanca. Tal selo nos dá acesso a conteúdos digitais relacionados à língua espanhola e também nos possibilita testar os nossos alunos anualmente por meio de avaliações preparadas na universidade espanhola para alunos falantes de espanhol como língua estrangeira.
No mundo moderno, é comum que tenhamos um elemento balizador da aprendizagem. Desde 1913, a Universidade de Cambridge (Reino Unido) elabora provas de proficiência linguística para aferir o nível de proficiência de falantes de inglês como língua estrangeira. Os exames de proficiência da referida universidade se baseiam no CEFR (em português, Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas). Atualmente, eles são aplicados em diversos níveis, em uma gradação que se inicia com A (mais elementar) até C (mais avançado). Desse modo, temos os seguintes exames aplicados em nosso colégio: A1 (Movers), A2 (KET), B1(PET), B2 (FCE) e C1 (CAE). Tais exames são aplicados anualmente nas disciplinas, uma vez que o Colégio Santo Agostinho é um centro oficial aplicador dos exames da Universidade de Cambridge.
A partir dos anos finais do ensino fundamental (8º e 9º anos), nossos
alunos são incentivados a participarem de programas de intercâmbio no exterior.
Normalmente, organizamos, em parceria com empresas de turismo educacional,
programas de curta duração a instituições de ensino nos Estados Unidos (UCLA),
Reino Unido e Espanha.
Os nossos alunos de High School (BYU) terão a oportunidade realizar um
programa de intercâmbio de verão, New York University (NYU), onde visitarão
diversos setores da universidade e discutirão possibilidades de escolhas de
carreiras com membros da referida universidade. Esse programa é exclusivo aos
alunos do High School (BYU).