Ensino Médio

Projeto de vida

O projeto de vida é um conceito fundamental no atual contexto  educacional, visando auxiliar os estudantes a refletir sobre seus sonhos, interesses, habilidades e aspirações, e criar um plano de ação para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. Trata-se de um processo de autoconhecimento, planejamento e tomada de decisões que capacita os jovens a construírem uma trajetória de vida significativa e realizadora.

O Projeto de Vida Agostiniano inclui a Orientação Profissional , o Ensino Religioso e o Projeto de Vida, componentes curriculares nos quais os estudantes são incentivados a refletir sobre seus interesses, habilidades e valores, a fim de compreenderem suas motivações e descobrirem o que realmente desejam alcançar em diferentes aspectos da vida, como espiritual, carreira, relacionamentos, saúde, finanças e bem-estar.

Disciplinas eletivas

Ao optar pelas eletivas, os nossos alunos têm a oportunidade de seguir seus interesses individuais e descobrir suas paixões. Eles podem escolher entre uma ampla gama de temas, como empreendedorismo, programação, literatura, música, saúde, cinema, estudos urbanos, meio ambiente, entre muitos outros. E sses temas transitam pelas quatro grandes áreas do conhecimento: Linguagens Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza e suas Tecnologias;  Matemática e suas Tecnologias. Também dialogam com os quatro eixos estruturantes: Investigação Científica; Mediação e Intervenção Sociocultural; Processos Criativos;  Empreendedorismo.

Dessa forma, as eletivas proporcionam uma abordagem mais abrangente e enriquecedora, permitindo que os alunos explorem diferentes áreas e desenvolvam habilidades específicas, sendo um grande fator de motivação.

Modelos diplomáticos

Os modelos diplomáticos oferecem uma alternativa valiosa ao aprimoramento da  expressão oral e argumentativa. Tarefas essas que dialogam com as habilidades e competências que cabem à escola desenvolver, enriquecendo a formação integral dos  nossos alunos, proporcionando um espaço para a compreensão de situações complexas, estimulando o respeito e a empatia em relação a outros povos. 

O Colégio Santo Agostinho está orgulhoso de não ficar de fora desses eventos. Iniciamos nossos alunos com o  Debate Diplomático Interno (DDI) e, posteriormente, realizamos o Modelo Interno do Colégio Santo Agostinho (MICSA). 

Essas experiências são inestimáveis ​para sua formação acadêmica e pessoal, preparando-os para desafios futuros e incentivando-os a se tornarem cidadãos engajados e conscientes do mundo ao seu redor.

Provocar

A feira oferece uma programação diversificada, incluindo palestras, mini oficinas e uma mostra de universidades em estandes. Esses momentos são essenciais para receber novas informações sobre a realidade de cada curso e também sobre o mercado ​de trabalho. Os participantes possuem a oportunidade de esclarecer suas dúvidas e muitas situações que antes eram um obstáculo na escolha de suas carreiras.

O ProvocAR é um evento enriquecedor, que visa fornecer aos estudantes uma visão abrangente do mundo profissional, permitindo que eles explorem diferentes áreas de interesse, conheçam profissionais, experimentem e compreendam as demandas e oportunidades de cada carreira. Através dessas experiências, os alunos podem tomar decisões mais calorosas e conscientes sobre seu futuro acadêmico e profissional.

Valorizamos a importância de cada escolha e buscamos apoiar nossos alunos em suas jornadas de descoberta vocacional, capacitando-os a seguir seus sonhos e objetivos com confiança e esperança.

debate diplomático interno

No mês de abril, cerca de 90 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental  Anos Finais  e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio participam de uma simulação diplomática interna. Essa iniciativa constitui-se como uma oportunidade de os estudantes se prepararem para simulações de maior porte, como o MICSA, o MIRIN (PUC-Rio), a ONU Jr. (UFF) e muitas outras das quais já participamos.

Modelo Interno do Colégio Santo Agostinho

Idealizado  por alunos e ex-alunos agostinianos, o Colégio Santo Agostinho proporciona aos participantes do MICSA a melhor estrutura  para os três dias de duração do evento.

Neste evento, noss a escola recebe estudantes convidados de outras instituições.

Vestibular

É na reta final dessa jornada que se faz necessária uma dose extra de competência, resiliência e disciplina para alcançar os objetivos mais nobres.  No passado, os vestibulares isolados eram o único meio de ingresso nas universidades. No entanto, a partir do ano 2000, muitas instituições públicas também passaram a utilizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como principal processo seletivo para o ensino superior. Essa mudança ocorreu devido ao fato de que a nota recebida no Enem pode ser utilizada tanto para entrar em universidades públicas quanto particulares. 

sarau

Quinzenalmente, na hora do intervalo, os estudantes mostram seus  talentos artísticos no auditório ou no pátio d​a escola. Cantar, dançar, tocar um instrumento, declamar poesias, ter desenhos expostos em telão são algumas das expressões artísticas mais frequentes.

Com o apoio técnico da coordenação e direção escolar, o sarau permite que a comunidade escolar inteira conheça um outro lado dos colegas. Vale salientar que muitos dos nossos alunos saíram dessa atividade diretamente para uma carreira artística, o que comprova a sua importância até mesmo como elemento de descoberta vocacional.