O nosso Novo Ensino Médio une tradição e
inovação. A estrutura curricular e a abordagem pedagógica têm como objetivo formar alunos mais preparados, críticos, criativos e aptos a lidar com os desafios do século XXI.
Uma das características é a flexibilização das disciplinas. Os alunos têm a oportunidade de escolher itinerários formativos de acordo com os seus interesses e aptidões, podendo se aprofundar em áreas específicas do conhecimento. A formação geral básica é sólida, com metodologia tradicional, contemplando todos os componentes curriculares necessários à preparação para os principais processos seletivos das mais importantes universidades brasileiras.
Além disso, contamos com uma equipe preparada em orientar os alunos que aplicam para universidades estrangeiras, com elevado índice de aprovação em instituições de ponta dos EUA, do Canadá e da Europa.
Estamos convictos de entregar à sociedade estudantes com uma formação integral -
espiritual, intelectual e moral - aptos a fazer emergir e dinamizar, mediante a força cognitiva do amor, todas as suas potencialidades.
O Colégio Santo Agostinho se destaca por sua busca pela formação integral dos alunos, abrangendo os aspectos espirituais
intelectuais, morais e da vontade. Através da força cognitiva do amor, nosso objetivo é fazer emergir e dinamizar todas as potencialidades latentes em cada estudante.
As eletivas são componentes curriculares que os alunos podem escolher dentro dos roteiros formativos, permitindo que aprofundem
seus conhecimentos em áreas específicas, de forma interdisciplinar, personalizando a sua jornada educacional.
ProvocAR é a Feira de Profissões e Vocações Agostiniana Recoleta, um evento dedicado a auxiliar os alunos na escolha
de suas trajetórias. Oferece uma oportunidade de ter um contato direto com diversas profissões, permitindo que os participantes possam tomar decisões mais embasadas e definir sua carreira profissional com referências e informações concretas.
O projeto de vida é um conceito fundamental no atual contexto
educacional, visando auxiliar os estudantes a refletir sobre seus sonhos, interesses, habilidades e aspirações, e criar um plano de ação para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. Trata-se de um processo de autoconhecimento, planejamento e tomada de decisões que capacita os jovens a construírem uma trajetória de vida significativa e realizadora.
O Projeto de Vida Agostiniano inclui a Orientação Profissional
, o Ensino Religioso e o Projeto de Vida, componentes curriculares nos quais os estudantes são incentivados a refletir sobre seus interesses, habilidades e valores, a fim de compreenderem suas motivações e descobrirem o que realmente desejam alcançar em diferentes aspectos da vida, como espiritual, carreira, relacionamentos, saúde, finanças e bem-estar.
Ao optar pelas eletivas, os nossos alunos têm a oportunidade de seguir seus interesses individuais e descobrir suas paixões. Eles podem escolher entre uma ampla gama de temas, como empreendedorismo, programação, literatura, música, saúde, cinema, estudos urbanos, meio ambiente, entre muitos outros. E
sses temas transitam pelas quatro grandes áreas do conhecimento: Linguagens Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias. Também dialogam com os quatro eixos estruturantes: Investigação Científica; Mediação e Intervenção Sociocultural; Processos Criativos; Empreendedorismo.
Dessa forma, as eletivas proporcionam uma abordagem mais abrangente e enriquecedora, permitindo que os alunos explorem diferentes áreas e desenvolvam habilidades específicas, sendo um grande fator de motivação.
Os modelos diplomáticos oferecem uma alternativa valiosa ao aprimoramento da expressão oral e argumentativa. Tarefas essas que dialogam com as habilidades e competências que cabem à escola desenvolver, enriquecendo a formação integral dos
nossos alunos, proporcionando um espaço para a compreensão de situações complexas, estimulando o respeito e a empatia em relação a outros povos.
O Colégio Santo Agostinho está orgulhoso de não ficar de fora desses eventos. Iniciamos nossos alunos com o Debate Diplomático Interno (DDI) e, posteriormente, realizamos o Modelo Interno do Colégio Santo Agostinho (MICSA).
Essas experiências são inestimáveis para sua formação acadêmica e pessoal, preparando-os para desafios futuros e incentivando-os a se tornarem cidadãos engajados e conscientes do mundo ao seu redor.
A feira oferece uma programação diversificada, incluindo palestras, mini oficinas e uma mostra de universidades em estandes.
Esses momentos são essenciais para receber novas informações sobre a realidade de cada curso e também sobre o mercado de trabalho. Os participantes possuem a oportunidade de esclarecer suas dúvidas e muitas situações que antes eram um obstáculo na escolha de suas carreiras.
O ProvocAR é um evento enriquecedor, que visa fornecer aos estudantes uma visão abrangente do mundo profissional, permitindo que eles explorem diferentes áreas de interesse, conheçam profissionais, experimentem e compreendam as demandas e oportunidades de cada carreira. Através dessas experiências, os alunos podem tomar decisões mais calorosas e conscientes sobre seu futuro acadêmico e profissional.
Valorizamos a importância de cada escolha e buscamos apoiar nossos alunos em suas jornadas de descoberta vocacional, capacitando-os a seguir seus sonhos e objetivos com confiança e esperança.
No mês de abril, cerca de 90 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio participam de uma simulação diplomática interna. Essa iniciativa constitui-se como uma oportunidade de os estudantes se prepararem para simulações de maior porte, como o MICSA, o MIRIN (PUC-Rio), a ONU Jr. (UFF) e muitas outras das quais já participamos.
Idealizado
por alunos e ex-alunos agostinianos, o Colégio Santo Agostinho proporciona aos participantes do MICSA a melhor estrutura
para os três dias de
duração do evento.
Neste evento, noss
a escola recebe estudantes convidados de outras instituições.
É na reta final dessa jornada que se faz necessária uma dose extra de competência, resiliência e disciplina para alcançar os objetivos mais nobres. No passado, os vestibulares isolados eram o único meio de ingresso nas universidades. No entanto, a partir do ano 2000, muitas instituições públicas também passaram a utilizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como principal processo seletivo para o ensino superior. Essa mudança ocorreu devido ao fato de que a nota recebida no Enem pode ser utilizada tanto para entrar em universidades públicas quanto particulares.