O Ensino Fundamental Anos Iniciais é um grande marco na trajetória escolar de qualquer aluno. Começa com a despedida da Educação Infantil para o ingresso em um novo ciclo, repleto de desejos e de novidades. Inicia-se com o processo de alfabetização e perpassa pela formação integral, tendo como principal objetivo transmitir, além de conhecimentos, valores – importantes para a formação de pessoas éticas, responsáveis e comprometidas com a verdade.
Um dos pilares da educação agostiniana e, certamente, a mais importante a ser desenvolvida, é o amor pelo aprendizado. Os anos iniciais são uma fase crucial para instigar uma curiosidade, uma vontade de descobrir e explorar o mundo ao redor. O objetivo é que o aluno desenvolva o prazer em aprender e a capacidade de questionar e de se aprofundar em diferentes áreas do conhecimento. Essa busca pelo conhecimento é incentivada no dia a dia, tanto nas aulas mais práticas, nas quais o aluno se torna protagonista e experimenta o mundo que o cerca, como nas aulas mais tradicionais, nas quais a aprendizagem ocorre apoiada pelas novas tecnologias e metodologias.
Ressaltando a importância da leitura, o Colégio adota o projeto Leva e Traz, desenvolvido pela PLIC, no Ensino Fundamental Anos Iniciais. Para nós, agostinhos, a leitura não se limita apenas à decodificação das palavras, mas envolve a capacidade de compreender e refletir sobre o conteúdo. Através da leitura, os indivíduos têm acesso a diferentes perspectivas, ideias e experiências, ampliando seus horizontes e enriquecendo seu entendimento do mundo. Além disso, a leitura estimula a imaginação, promove a empatia e fortalece a capacidade de análise e reflexão crítica.
Ao ler um livro, o aluno reflete sobre as suas próprias emoções, sobre o modo como se relaciona com o mundo e a forma como se posiciona para o bem comum. Através das histórias vividas pelos personagens tornam-se críticos e capazes de fazer escolhas mais saudáveis. Essa proposta segue as novas tendências educacionais presentes na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
O ensino da computação nessa etapa educacional não se limita apenas ao uso de computadores e dispositivos eletrônicos, mas abrange também o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. Ao aprender sobre computação, as crianças são estimuladas a pensar de forma lógica, a resolver problemas, a trabalhar em equipe e a exercitar a criatividade.
Um dos principais objetivos do ensino da computação nos anos iniciais é familiarizar as crianças com os conceitos básicos da programação. A programação permite que elas criem e controlem seus próprios projetos digitais, estimulando a autonomia, a resolução de problemas e o pensamento crítico. Com linguagens de programação adaptadas às suas habilidades e interesses, as crianças podem criar histórias interativas, jogos simples e animações, desenvolvendo suas habilidades cognitivas e criativas.
Além da programação, o ensino da computação nos anos iniciais também envolve o uso responsável da tecnologia e a compreensão dos princípios básicos de segurança e privacidade. As crianças aprendem sobre a importância de proteger suas informações pessoais, de tomar decisões conscientes ao compartilhar conteúdos on-line e de respeitar a privacidade dos outros.
Pensando nisso, adotamos o Programa Oficina das Finanças na Escola que tem por objetivo formar estudantes financeiramente independentes e responsáveis, aprender a usar bem o dinheiro e para o bem e trabalhar educação financeira de forma interdisciplinar e significativa. Aprender sobre o valor do dinheiro, sobre a diferença entre necessidades e desejos e sobre o consumo consciente e aprender a reservar uma parte do seu dinheiro para atingir metas de curto e longo prazo são conhecimentos essenciais para uma tomada de decisões financeiras saudáveis. O programa baseia-se nos 6Gs: gerar dinheiro, gastar, guardar, ganhar com investimento, gerir e ter gratidão.
A formação moral, emocional e ética ocupa um lugar de destaque na formação de nossos pequenos alunos. Além de ensinar os conteúdos curriculares, os valores como honestidade, solidariedade, respeito e responsabilidade são transmitidos e cultivados diariamente. Reconhecemos a importância de cultivar a empatia, a capacidade de lidar com as emoções, a autodisciplina e a resiliência. Os alunos são incentivados a agir de acordo com princípios éticos e a desenvolver virtudes que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. São estimulados a viver em comunidade e como comunidade. Aprendem a resolver conflitos, a respeitar a opinião do outro e a se colocar nos momentos apropriados. Essas habilidades são essenciais para o desenvolvimento saudável das relações interpessoais, para a construção de um ambiente escolar acolhedor e para a preparação dos alunos a fim de enfrentarem os desafios da vida.
Por fim, a educação nos anos iniciais, sob a perspectiva agostiniana, tem como objetivo principal auxiliar os alunos a descobrirem seu propósito e sua vocação. Acredita-se que cada criança é única e tem dons e talentos específicos. Nessa jornada, contamos com educadores que buscam identificar e nutrir essas habilidades, orientando os alunos a descobrirem seus interesses, paixões e aptidões. O objetivo é ajudá-los a desenvolver seu potencial ao máximo e a encontrar um caminho que contribua para seu crescimento pessoal e para o bem da sociedade.
Dentro desse escopo curricular, nossos alunos contam com cinco aulas semanais, em inglês. Ademais, nosso currículo bilíngue possibilita o acesso a uma plataforma digital com diversos conteúdos e materiais didáticos elaborados pela National Geographic, em parceria com o BE (Bilingual Education). As aulas de língua inglesa contemplam uma visão de língua como instrumento de comunicação. O nosso objetivo principal é instrumentalizar o nosso aprendiz para utilizar a língua inglesa de forma confortável, em situações formais e de uso quotidiano, fomentando o pensamento crítico e habilitando os nossos alunos para a aquisição de habilidades acadêmicas.